terça-feira, 28 de junho de 2016

De onde vem?



Oi galerinha, tudo bem?

Comigo está tudo ótimo!

Hoje nossa coluna será ...

Querem saber o tema de hoje? Vou dar 2 dicas:

1- normalmente é branco.

2-começa com pa e termina com pel (opa! Disse a resposta...)

Como o papel é algo que utilizamos bastante, me perguntei sobre sua origem, e resolvi pesquisar, agora, conto a vocês, um pouco do que descobri.

Você sabia que antes do papel as pessoas escreviam em outros lugares, como os chineses que escreviam em conchas, cascos de tartarugas, bambu e seda.

Ou como os esquimós que escreviam em ossos de baleia e dentes de foca (já pensou ter que caçar uma foca só para escrever uma carta?!?)

O papel foi feito pela primeira vez, na China no ano de  105 a.c., acredita-se que T'sai Lun, um funcionário do imperador Chien  fabricou o papel. Ele colocava água em um pote e usava cascas de amoreira , pedaços de bambu , rami (uma planta da ásia oriental) , redes de pesca , roupas velhas e cal . (credo!Que meleca!). Ele fervia essa meleca e a- pegava com uma forma de madeira , deixava-a secar, e fazia isso várias vezes, para ter mais papel. Assim que era feito o papel...

Só os chineses sabiam dessa técnica, até que um dia, os árabes souberam do papel e ficaram com inveja, eles prenderam dois chineses e só os soltaram quando eles contaram a fórmula secreta do papel.

Desse modo, a técnica foi se espalhando pelo mundo e foi aprimorada até chegar aos dias de hoje!

Você gosta de brincar com o papel ? Você sabia que existem mais de 19 tipos diferentes de papel?

Um abraço e até a próxima!      :0)

Nenhum comentário:

Postar um comentário