Segunda - Pai-lhaço


Arquivo de postagens do Ale

----------------------------------------------------------------------------------------------------


14 de março de 2016

E nasce a Maria!


Foram meses de preparação, de ansiedade, de felicidade, de conversas com a barriga. 

Sim, com a barriga, porque como diz o meu irmão Saulo, que é pai da Bianca e do Bernardo: "até o final dos nove meses, você é pai de uma barriga." E é isso mesmo. Os planos na nossa cabeça são lindos, você sabe exatamente o que fazer, como fazer e na hora certa. Nos planos, porque na prática, meu amigo, a coisa muda totalmente.

O parto estava previsto para meados de abril. Quando fomos nos aproximando da data, o médico já alterou para menos. A Maria deveria nascer lá pelo dia 4 de abril de 2015, um dia antes da páscoa. 

Começamos a nos preparar para esse dia. Eu mentalmente (porque é o máximo que o pai pode fazer nessa hora), a Renata, na prática. Preparou toda a bolsa da Maria, roupinhas para usar no hospital, outras para sair do hospital, luvinhas, paninhos e tudo que era necessário. 

Como na sexta-feira que antecedia o nascimento da Maria seria feriado, nos programamos para organizar algumas coisas em casa, a Renata ia preparar sua mala para o hospital, e mais alguns detalhes para que a nossa pequena chegasse com tudo organizado. 

Seria lindo, se fosse no papel, porque na vida real, você se programa só para achar que está no controle, porque na verdade, não está!

Acontece que, na quita-feira à noite a Renata começa a ter umas contrações, que começam a ficar mais fortes. Resolvemos ligar para nosso médico, que pediu para irmos até o hospital onde ele estava fazendo plantão. Aí o bicho pegou. Em meio as contrações a Renata me orientava para fazer a mala dela, já que no nosso planejamento seria feita apenas na sexta. 

Entre uma contração e outra ela falava o que eu devia pegar. Eu pegava, colocava na mala e voltava para onde ela estava. E ficava esperando, em silêncio, sem apressá-la. Porque afinal, quem precisa de pressa numa hora dessa, né?

Por dentro eu estava assim:


Mas por fora, para que ela ficasse tranquila, eu aparentava assim: 


Passava das onze da noite quando chegamos na maternidade, o coração batia forte, um pouco por preocupação com a Renata, um pouco por ansiedade pela chegada da Maria, e um monte por ser pai de primeira viagem que não sabe direito o que fazer. Por sorte, o pessoal da maternidade foi super gente fina. 

O Doutor chegou e acompanhei ele no vestiário, para colocar aquelas roupas de hospital, já que eu ia acompanhar o parto. Ele entrou no centro cirúrgico e eu fiquei esperando em uma salinha para ser chamado. Não sei quanto tempo fiquei lá, mas foi uma eternidade. Eu sentava, levantava, arrumava a roupa, verificava se estava com bafo, tentava acertar aquela touca no cabelo, e nada de me chamarem. Nessa hora passa um milhão de pensamentos. A gente tenta ficar calmo, mas está na nossa cara que o urso aí em cima está prestes a sair. 

Eis que me chamam, entro já no momento do parto e... (como diria o Chaves) Zás! Aparece a Maria!

Não temos fotos ou vídeos desse momento, até porque não estava nos planos que a Maria chegasse na madrugada da sexta-feira santa, mas também não precisa, porque vou ficar com essa cena durante toda  a minha vida e vou chorar todas as vezes que relembrar. 

Eu olhava para ela boquiaberto e olhava para a Renata, que sorria. Chorava mais que a menininha que estava nascendo. Mas ainda consegui falar que o narizinho dela era igual ao da mãe. 

Acompanhei a Maria em todos os procedimentos, e depois fiquei um tempo ao lado dela, no berçário. As primeiras respirações dela, os primeiros sons, foi maravilhoso. Eu só agradecia por aquele momento tão mágico. 

Quando a Renata foi para o quarto, fui eu junto com a Maria, e a mamãe pôde curtir a filhota e sua primeira mamada no peito. Já passava das quatro horas da manhã, mas quem disse que eu pensava em dormir.

Aliás, se eu não dormi, também não deixei ninguém da família dormir, porque passava mensagens a todo momento, querendo compartilhar um pouquinho essa emoção de nascer pai.



* Nessa semana (dia 14) que a coluna está publicada, pela primeira vez em onze meses, estou sozinho com a Maria, porque a Renata foi viajar à trabalho. Então semana que vem, conto como foi essa "aventura"




---------------------------------------------------------------------------------------------------------
07 de março de 2016

E nasce um pai...

Eu sou o Alexandre, marido da Renata, pai da Maria. 

Mas também sou o Mereceu, palhaço! 




Sei que é um grande chavão dizer que ao nascer uma criança, nasce um pai e uma mãe. Mas é a pura verdade. Não dá pra fugir de alguns chavões, e não vou tentar fugir de nenhum, pelo contrário, vou usar todos que tenho direito e até os que não tenho. 

Eu comecei a ser o pai da Maria, no momento em que a Renata me deu a notícia que estava grávida. Alguns ficam tontos, outros perdem o fôlego, uns correm, outros negam, eu fiquei em êxtase. 

Ser pai era um desejo antigo, pulsante que eu não via a hora de realizar. E hoje vejo que foi a melhor coisa que aconteceu na minha vida. 

Agora, dizer que é fácil... é não... são noites sem dormir, sua vida vira de cabeça para baixo, seus horários ficam determinados para mamadeira, comidinha, troca de fraldas, brincadeira... e pensa em tirar os olhos dela por um segundo... 

Mas é um preço que a gente paga com gosto. E sorrindo, babando...

Falei que ia usar todos os chavões conhecidos, né??? 

Hoje a Maria está com onze meses, mas nesses vinte meses em que sou pai, já tem algumas histórias pra contar. E com certeza teremos muitas outras. 

Essa coluna será escrita semanalmente, e vou contar histórias de um pai babão. De um pai que até hoje chora quando lembra do momento do nascimento da Maria, aquela primeira olhada que dei pra ela na sala de parto, assim que ela saiu da barriga da Renata. 

De um pai que chorou junto com a Maria, na primeira vez em que ela foi tomar vacina. 

De um pai que rola com ela e as cachorras no chão da casa e se sente o cara mais feliz do mundo. 

e entre outras coisas, de um pai que se sente "o cara", quando a filha olha para a foto do "Mereceu" e diz: - Tatai (papai).

As histórias serão contadas ao acaso, algumas em ordem cronológica, algumas de situações engraçadas, outras nem tanto, algumas que estarão acontecendo nesse momento. 

Algumas postagens vou fazer com vídeos, outras com sons, só textos, textos com fotos... não tem regra. 

Sinta-se à vontade para interagir, criticar (com carinho), perguntar, contar histórias. 

A intenção é trocar um pouco essa experiência maravilhosa de ser pai. 
(olha o chavão de novo aí, gente!!!!)

Semana que vem conto um pouco sobre o dia do parto... 






Um comentário:

  1. E junto com o pai e mãe, nasceram os "tios e tias postiços" babões... Felicidades aos amados e lindos amigos, sempre <3

    ResponderExcluir